Somos 60 voluntários e 20 colaboradores que atuam nas Oficinas de Culinária e Artesanato

Somos 60 voluntários e 20 colaboradores que atuam nas Oficinas de Culinária e Artesanato

Somos 60 voluntários e 20 colaboradores que atuam nas Oficinas de Culinária e Artesanato. A Oficina de Culinária produz bolachinhas e salgados que são comercializados a terceiros e também são vendidos em nossas promoções. A Oficina de Artesanato confecciona trabalhos manuais vendidos no final do ano no Bazar do Bem. Em frente à nossa sede, na Avenida Alcides Chacon Couto, está instalado o Brechó, que funciona de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas. Oferecendo roupas, calçados, móveis e artigos diversos, até o ano passado era nossa maior fonte de renda para bancar os custos com os medicamentos doados aos pacientes. Hoje, ajuda na manutenção das nossas atividades, principalmente nos gastos com a construção da sede de atendimento que está sendo erguida na Rua Amazonas. Para fazer parte da nossa equipe basta nos procurar e preencher uma ficha de inscrição. Depois de três meses, o voluntário poderá ser efetivado, assinando o Termo
de Adesão ao Trabalho Voluntário, baseado em Lei.

Nossas Promoções

Duas vezes por ano, em abril e setembro, realizamos o Bazar do Torra, quando convidamos cerca de 20 lojas locais para comercializarem suas pontas de estoque. São mercadorias novas – confecções infantis, masculinas, femininas, calçados, lingerie, perfumaria –com preços bem em conta. Parte dessa renda é destinada a AVAPAC.
Em junho, promovemos a Bacalhoada, que em 2015 chegou a sua décima sexta edição. O preparo dos pratos é feito pelas próprias voluntárias e o evento reúne mais de 700 pessoas, na Pousada Bom Samaritano, entidade da Igreja Católica que cuida de dependentes químicos, que cede graciosamente o local para a realização do almoço.
No final do ano há o Bazar do Bem, com a venda de trabalhos em bordado, crochê, patchwork. Também é um evento bastante concorrido.
E no decorrer do ano, acontecem eventos em parcerias: Tarde Solidária, um chá promovido pelas Domadoras do Lions Clube de Dracena; Jantar Beneficente da colônia japonesa da Associação Dracenense de Esporte e Cultura (Adec); Churrasco do Clube das Acácias, da Loja Maçônica Acácia do Oeste. 

Encontro Voluntariado

Todos os anos, a Fundação Amaral Carvalho, reúne os voluntários de suas 106 ligas, para um almoço, no Clube Caiçara, de Jaú. São aproximadamente três mil pessoas, unidas pelo mesmo ideal de apoiar o paciente com câncer. Nesses encontros sempre há uma atração musical – já participaram Moacir Franco, Sérgio Brito, Martinha, Rosa e Rosinha, Maurício Manieri, Agnaldo Timóteo, Derico, maestro João Carlos Martins, o jornalista Carlos Nascimento, atriz Vera Holtz e outros.
Em outras ocasiões, houve palestras bem abrangentes e elucidativas com médicos do Hospital Amaral Carvalho. Registre-se a presença do Dr. Adib Jatene, de saudosa memória, em um desses encontros.
A Fundação Amaral Carvalho, através da Febec (Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer) promove anualmente, encontros regionais. A cidade anfitriã prepara o almoço, por adesão, e médicos e profissionais do HAC ministram palestras, com animada interação com os presentes.
A Febec originou-se em 2008. É uma instituição sem fins lucrativos formada por entidades de combate ao câncer, entre eles grupos de voluntários e hospitais, que trabalham em prol da melhora da qualidade de vida de pessoas que lutam diariamente contra essa doença dando-lhes todo o auxílio necessário para se tratarem: apoio biopsicossocial. A Federação tem como objetivo unir e dar todo tipo de suporte às suas entidades associadas. Das mais de cem ligas formadas pelo HAC, a Federação já conseguiu reunir 51 delas além de ter como associados o próprio HAC, o Instituto Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho e o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil de Sorocaba, somando assim 54 associadas.